29.11.05

Norton Antivírus 2006


Já está no mercado a nova versão do Norton Antivírus. Este software antivírus está, agora, mais leve e dinâmico. Agora, este software detecta e automaticamente remove qualquer tipo de vírus, spyware ou keylogger da nossa máquina. Ele detecta, também, vírus em e-mails, em anexos e em comunicadores instantâneos (messengers).

Cofre de documentos

Na continuação do meu trabalho de doutoramento encontrei informações num site que disponibiliza os índices de inúmeras teses de mestrado e doutoramento da ESEC.
Assim, embora só estejam disponíveis os índices, certo é que este site possibilita o alargamento dos nossos conhecimentos quanto à investigação que se tem vindo a fazer.
Uma outra base de dados onde existem dados sobre várias dissertações de Mestrado e de Doutoramento em Educação ou Psicologia é na Universidade do Minho.
Nesta aplicação é possível a pesquisa de uma ou mais dissertações podendo seleccionar os campos mestrado/doutoramento e/ou área de especialização. Outros campos, tais como o autor, orientador, co-orientador, presidente do juri, vogal ou titulo da dissertação podem também ser pesquisados usando uma ou mais palavras existentes nesses campos.

22.11.05

As Primeiras Jornadas sobre WebQuest


Estão a ser organizadas por educadores e para educadores da Catalunha “As Primeiras Jornadas sobre WebQuest”, destinando-se a todos aqueles que acreditam que este tipo de actividades utilizadas em contexto educativo servem para melhorar a nossa prática docente. Realizam-se, em Barcelona, nos dias 10 e 11 de Março de 2006. O objectivo destas jornadas é melhorar, ampliar e aprofundar a estratégia das WebQuest no contexto sala de aula a fim de potenciar o entusiasmo entre os educadores e animá-los a as utilizar com os seus alunos. Uma WebQuest desenvolve e promove a autonomia dos alunos de tal forma que eles próprios compreendem o papel decisivo que desempenham como agentes construtores do seu processo.
E porque não alargar este encontro a Portugal? Poderíamos reunir esforços e criar as Primeiras Jornadas de WebQuest no espaço Ibérico. Fica a sugestão!

19.11.05

EndNote 9.0

O endnote é um software completo para importar bibliografia, gerenciar um banco de dados bibliográficos, organizar bibliografia para publicação...
O EndNote trabalha dentro do seu editor de texto, o Word por exemplo. Adapta-se muito bem a todas as versões do Microsoft Word. Possui centenas de estilos para todas as áreas. A indicação de referências fica automática à medida em que se escreve o trabalho (por ordem alfabética ou por numeração).
O EndNote é uma ferramenta necessária para publicações com várias citações e que precisam ser alteradas.
É imprescindível para a área de publicação como teses e relatórios de pesquisa. A última versão é o endnote 9.0. Vale a pena ter!

VII Simpósio Internacional de Informática Educativa

Entre os dias 16 e 18 de Novembro de 2005, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria decorreu a 7ª edição do Simpósio Internacional de Informática Educativa que se vem realizando alternadamente em Espanha e Portugal. Trata-se de um fórum de referência onde se apresentam os últimos avanços na investigação e na aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação no campo da Educação, colocando em contacto grupos de investigação internacionais para partilhar experiências de investigação, assim como colocar em contacto utilizadores finais com os investigadores e pessoas envolvidas no desenvolvimento de software educativo.
Também eu contribuí com a comunicação “Uma Aventura na Web com Tutankhamon”, uma experiência educativa inovadora no ensino não superior.
A minha comunicação apresenta o conceito de Aventura na Web ou WebQuest, os seus mentores e componentes, reflectindo sobre a necessidade de a utilizar em contexto educativo por forma a promover situações de aprendizagem com recurso à Web. De seguida, apresenta-se o estudo realizado no
Externato Maria Auxiliadora, os objectivos para a utilização desta Aventura na Web na aula de História (7ºano), bem como, a sua estrutura. Descreve-se ainda o estudo efectuado e reflecte-se sobre os resultados obtidos.
Os trabalhos apresentados estão publicados nas Actas do Congresso (CD-ROM com ISBN).

WebBlog


O que é um Blog?
Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs: pessoais, informativos, educacionais ... Um Blog só depende do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja.
Para que serve um Blog?
Um Blog pode servir vários objectivos. É sempre uma forma do seu autor ou dos seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal online, pode servir como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, pode servir para registar o desenvolvimento de um determinado processo, pode servir para fazer ouvir uma voz que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.

O que é a Blogosfera?
Entende-se por Blogosfera a comunidade que disponibiliza e/ou lê Blogs e conteúdos que neles constem.

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]