24.2.06

Passos para a construção de um mapa de conceitos

Para construir um mapa de conceitos, deve primeiro identificar os conceitos-chave, necessários para entender o significado do assunto. Os conceitos-chave devem seguidamente ser ordenados hierarquicamente, do mais geral ou inclusivo, para o mais específico ou menos inclusivo. Ligue dois conceitos com as linhas ou setas unindo-os, e rotule essa ligação com palavras de acção que definam a relação entre os conceitos. Melhore o mapa de conceitos agrupando os conceitos mais relacionados. Isto irá ajudar a reduzir o número de ligações que se estendem de uma secção do mapa a outra.
Refaça a estrutura do mapa acrescentando, apagando, ou designando novos conceitos subordinados, e escolhendo palavras de ligação mais descritivas.
São frequentemente necessárias muitas revisões antes de obter um mapa com uma forma satisfatória. Os mapas podem mudar drasticamente enquanto os vai construindo, devendo ser encarado como dinâmico em vez de estático, uma vez que isso representará a mudança da perspectiva do seu conhecimento sobre o domínio de conhecimento em causa.
Um mapa de conceitos é sempre pessoal. Mas alguns aspectos devem ser tidos em conta para conseguir um maior aperfeiçoamento:

- Usar palavras simples ou frases simples para informação
- Usar fontes (tipo de letra) facilmente legíveis
- Usar cores para separar ideias diferentes
- Usar símbolos e imagens sugestivas
- Usar formas diferentes para diferentes grupos de informação
- Usar setas para mostrar relações de causa e efeito

A Formação Social da Mente


"O aprendizado adequadamente organizado resultaem desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer." Vygotsky, 1987

Pedagogia do Oprimido

Para Paulo Freire, vivemos numa sociedade dividida em classes, sendo que os privilégios de uns, impedem que a maioria, usufrua dos bens produzidos e, coloca como um desses bens produzidos e necessários para concretizar o vocação humana de ser mais, a educação, da qual é excluída grande parte da população do Terceiro Mundo. Refere-se então a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, onde a educação existe como prática da dominação, e a pedagogia do oprimido, que precisa ser realizada, na qual a educação surgiria como prática da liberdade. O movimento para a liberdade, deve surgir e partir dos próprios oprimidos, e a pedagogia decorrente será " aquela que tem que ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade". Vê-se que não é suficiente que o oprimido tenha consciência crítica da opressão, mas, que se disponha a transformar essa realidade; trata-se de um trabalho de conscientização e politização. A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, (predomina o discurso e a prática, na qual, quem é o sujeito da educação é o educador, sendo os educandos, como vasilhas a serem enchidas; o educador deposita "comunicados" que estes, recebem, memorizam e repetem), da qual deriva uma prática totalmente verbalista, dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, o saber é dado, fornecido de cima para baixo, e autoritária, pois manda quem sabe. Dessa maneira, o educando em sua passividade, torna-se um objeto para receber paternalisticamente a doação do saber do educador, sujeito único de todo o processo. Esse tipo de educação pressupõe um mundo harmonioso, no qual não há contradições, daí a conservação da ingenuidade do oprimido, que como tal se acostuma e acomoda no mundo conhecido (o mundo da opressão)- e eis aí, a educação exercida como uma prática da dominação. (saber mais)
O livro está disponível em pdf, aqui.

Future Learning Environment

Fle3 é uma plataforma de aprendizagem baseada na Web ou, mais especificamente, uma aplicação servidora para aprendizagem colaborativa mediada por computador, (CSCL-computer supported collaborative learning) que funciona em ambiente ZOPE, desenvolvida no âmbito do programa ITCOLE da Schoolnet, apoiado pela Comissão Europeia.
Fle3 atingiu um ponto de estabilidade e usabilidade testada em vários países, tornando-a passível de utilização mais alargada na Educação.
É nesse sentido que o Centro de Competência Nónio da Universidade do Minho disponibiliza publicamente esta versão, ligeiramente modificada da Fle3. (saber mais)

23.2.06

3º Encontro Nacional e 1º Encontro Luso-Galaico sobre Weblogs


O 3º Encontro Nacional e 1º Encontro Luso-Galaico sobre Weblogs procura juntar investigadores, utilizadores e interessados em weblogs em Portugal e Galiza. Este encontro tem como principal objectivo contribuir para a exploração deste tema e fomentar o desenvolvimento de uma comunidade de reflexão e investigação transdisciplinar nesta área.

As comunicações devem ser relativas a trabalhos de investigação ou aplicações práticas sobre os seguintes tópicos:

- Impacto social dos weblogs.
- Weblogs como forma de comunicação.
- Ferramentas sociais ou colaborativas no contexto dos weblogs.
- Aplicações práticas de weblogs (ensino, organizações, investigação).
- Weblogs em Portugal e Galiza (estudos, inquéritos, casos práticos, serviços).
- Tecnologias e conceitos emergentes (RSS, Podcast, Vblogs, Web2.0).
- Outros tópicos.

Todas as propostas serão avaliadas pela Comissão Científica com base na originalidade, relevância, qualidade técnica, estilo e clareza de apresentação. Após esta avaliação, será solicitado aos autores o envio da versão final, revista de acordo com os comentários dos revisores, para publicação nas actas da conferência.


Submissão de Resumos Alargados: 15 de Maio (saber mais)

17.2.06

Sítio com interesse!


- Educause

Educating the Net Generation




Mais uma dica!
Já foi lançado o livro Educating the Net Generation acabado de publicar e disponível em pdf.

Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino

No passado dia 9 de Fevereiro realizou-se na Universidade do Minho o VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro).

Um grupo de trabalho apresentou a comunicação intutulada "Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino".
Aqui fica o resumo dessa comunicação.
O blogue refere-se a um diário na Web com apontadores para outros sites, estando a informação organizada da mais recente para a mais antiga. A facilidade de edição online e a vontade de cada um ter um espaço fácil de criar e de gerir contribuiu para o seu rápido e enorme sucesso. Actualmente, já se pode falar em blogosfera, uma comunidade de milhões de blogues, que tem proliferado na Web, e em blogomania, que evidencia o número excessivo de blogues que são criados diariamente.
Há diferentes tipos de blogues com diferentes finalidades, de um ou de vários autores. A diversidade é grande, mas o blogue temático é aquele que se tem vindo a impor.
A comunicação caracteriza o blogue e a evolução a que se tem assistido, centrando-se nas potencialidades pedagógicas que lhes podem estar associadas. Nesse sentido, descreve-se a utilização de blogues em diferentes níveis de ensino, nomeadamente: pós-graduação, graduação, ensino secundário e profissional, terceiro e segundo ciclos do ensino básico, explicitando-se os objectivos e o modo como o trabalho se desenvolve, bem como as reacções dos alunos.

16.2.06

Dica para citação de referências bibliográficas


Dica!

Este site gera automaticamente referências bibliográficas (os campos são de preenchimento obrigatório).

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]