25.4.07

E porque hoje é Abril...

IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia


Coruña - 19, 20 e 21 de Setembro de 2007.

Envio do Resumo até o 15 Junho de 2007

Centro de Estudos António Maria Mourinho

Encontro Internacional

Discurso, metodologia e tecnologia

Miranda do Douro

Comunicação e Cidadania

Educação para o sucesso: políticas e actores


Funchal, 26, 27 e 28 de Abril de 2007

21.4.07

Atenção!

Dica da mamã Teresa Pombo: :)


17.4.07

Web 1.0, Web 2.0 & Web 3.0

Dica do meu amigo João:


OS TRÊS TEMPOS DA INTRNET
Web 1.0 - Anos 90
A grande biblioteca digital
Foi a primeira geração de internet comercial. Seu grande trunfo era a quantidade de informações disponíveis. Mas o conteúdo era pouco interativo. O usuário ficava no papel de mero espectador da ação que se passava na página que ele visitava. Não tinha autorização para alterar seu conteúdo
BOM Já tinha hiperlinks
RUIM Era apenas mais um espaço de leitura
SITES QUENTES

Altavista, Hotmail, UOL, Cadê e Yahoo!

PERSONAGEM


Steve Case, dono da Aol, que comprou o grupo Time Warner
Web 2.0 - Hoje
A construção coletiva do conhecimento
Sua essência é permitir que os usuários sejam mais que meros espectadores: eles são parte do espetáculo. Os melhores sites são ferramentas para que os internautas gerem conteúdo, criem comunidades e interajam. Alguns, como a Wikipédia, possibilitam a construção coletiva do conhecimento
BOM A internet ficou participativa
RUIM É difícil lidar com o excesso de informação inútil
SITES QUENTES

Del.icio.us, Flickr, Google Maps e YouTube

PERSONAGEM


Jimmy Wale, criador da Wikipédia, a enciclopédia em construção
Web 3.0 - O futuro
Programas interpretam nossas preferências e nos ajudam a navegar
Ainda não é clara a fronteira para a web 3.0. Mas algumas pessoas a entendem como um conjunto de tecnologias com formas mais eficientes para ajudar os computadores a organizar e analisar a informação disponível na rede. Essas ferramentas podem ajudar as pessoas na hora de decidir por um pacote de viagens ou para avaliar opções de investimento financeiro
BOM É possível analisar muito mais informações com menos trabalho e resultados mais precisos
RUIM O risco de a máquina fazer tudo sozinha ou errar
PERSONAGEM

O cientista inglês Tim Berners-Lee criou a web em 1991. Agora, ele lidera um grupo de pesquisadores que quer reinventar a internet. O objetivo é criar a web 3.0, ou web semântica


Na íntegra aqui:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG77010-6014,00.html

Sinto-me assim...

Google prestes a implantar filtro em YouTube

O CEO da Google, Eric Schmidt, anunciou em uma conferência da National Association of Broadcasters, associação que cuida dos interesses de cerca de 8.300 estações americanas de rádio e televisão, que sua empresa está muito próxima de implantar filtro anti-pirataria no portal de vídeos YouTube.

O filtro se chama "Claim Your Content" ("Reivindique seu Conteúdo", na tradução literal) e automaticamente identificará material de direito autoral reservado para remoção.

Não ficou claro, também, quanto da tecnologia foi fornecida pela companhia de proteção de conteúdo Audible Magic (que trabalha em parceria com a MySpace) e quanto foi desenvolvido pela própria Google. Anteriormente a empresa também anunciou que o filtro só estaria disponível para grandes detentores de direitos autorais.

"Estamos muito perto de ativar isto", declarou Schmidt a respeito do filtro que deveria ter sido lançado ainda em 2006, quando a Google comprou o YouTube. Os atrasos trouxeram transtornos e insatisfação entre alguns executivos, inclusive rendendo um processo por parte da Viacom que exige o pagamento de US$ 1 bilhão por infração de direito autoral.

A este respeito, Schmidt foi irônico: "Ah Viacom. Ou você está fazendo negócios com eles ou está sendo processado por eles. Escolhemos o primeiro, terminamos com o último".

O CEO da Google também respondeu a respeito dos pedidos de revisão pela Microsoft na tentativa de aquisição de compra da empresa de publicidade online DoubleClick, julgando que a ação poderia ser uma ameaça a concorrência justa.

"As queixas específicas que a Microsoft fez são claramente falsas. Eu acho mais provável que eles estejam usando esses argumentos porque estão competindo conosco", disparou.

Schmidt também negou o fato de que a Google seja uma ameaça para o rádio, televisão ou jornal. "Google é um novo fenômeno que não substituirá o rádio ou a TV. Parece-me que a Google tem um modelo de negócio que pode adicionar ao sucesso do rádio e da TV", falou.

Notícia publicada em Revista Geek

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]