31.8.07

É Hoje! Dia dos blogues!


É Hoje que se comemora o dia do blogue - BlogDay 2007 . Seguem abaixo 5 blogues que leio regularmente:


Um Percurso
A minha Vida com o Doutoramento
Informática Educacional
2.0 Webmania
Anterozoide

29.8.07

Camtasia

"A tecnologia vídeo apresenta enormes vantagens, pois engloba em si vários meios e funções, embora tenhamos de ter consciência de que o uso didáctico do vídeo não pode substituir, nem o professor nem os outros meios audiovisuais. O vídeo surge como meio compensatório, pois permite multiplicar as opiniões sobre uma mesma realidade, fazer ampliações, repetição e organização da percepção." in Educatic.

O Camtasia é um software de criação de vídeo, que permite criar vídeos, como tutoriais, capturando o monitor do PC.

Vale a pena conferir aqui:

FilesTube

Dicas 2.0 Webmania:

O FilesTube.com é um motor de pesquisa que visa "encontrar ficheiros que a maioria dos crawlers deixam escapar devido ao seu, alegadamente, sistema único de varrimento dos sites de partilha e upload. Os resultados são, também segundo o próprio site, de maior relevância e qualidade.
Ao efectuar uma pesquisa pode também definir o tipo de ficheiro que procura (). Naturalmente que a esmagadora maioria das pesquisas e consequentes resultados são ficheiros…duvidosos!"

O ClipNabber é um site que permite descarregar os ficheiros visualizados nos sites de upload e partilha de vídeos como YouTube, Google Video, Metacafe, Dailymotion, MySpace, Break.com, Veoh, iFilm, ClipJunkie, ClipShack, CollegeHumor, FunnyJunk, Glumbert, GoFish, Grouper, HallPass, MilkandCookies, PutFile, Sharkle, ShoutFile, Vimeo, vSocial, Yikers e ZippyVideos.

28.8.07

Mas o que são feeds?

Encontrei neste site uma excelente explicação do que são feeds e como assinar e ler!
Vale a pena conferir!


AGoogle dispõe do Google Reader!

27.8.07

Blogger já importa vídeos!

Estava a actualizar o meu blogue quando reparei na nova ferramenta ao lado do ícone para adicionar imagens: um novo ícone que possibilita importar vídeos do nosso PC.

Sempre a evoluir, assim é que é!


Admito! Admito! Admito!

Pronto, está bem, ADMITO!

A minha memória já não tem a exuberância de outrora! Mas os resistentes arranjam alternativas!
Eu fiz download dos post-it no desktop! Teve de ser! ;)

20.8.07

Segunda-feira...

Pois é!
Hoje reunião com a minha orientadora! :))))))))

Dica de Leitura


Using Blogs to Enhance Literacy: The Next Powerful Step in 21st Century Learning, de Diane Penrod.

Internet Blog Serial Number - IBSN

Dica do João:

A progressão geométrica no aumento do número de blogs (75.000 novos blogs por dia, USA Today, 27 Março, 2007) é um reflexo claro da mudança de paradigma de que vimos falando. Muito embora a imprensa insista em considerá-los meros diários online, reduzindo-os a ferramentas de publicação individual e de celebração do ego, a verdade é que os blogs são hoje espaços fundamentais de interacção e partilha do conhecimento (Primo e Smaniotto, 2006).

A importância dos textos publicados nos blogs é tal que recentemente surgiu mesmo o IBSN [1] (Internet Blog Serial Number), ou seja, um número de indexação que pretende garantir o direito dos autores de um blog sobre as produções literárias postadas e obrigando a que sejam feitas referências aos conteúdos disponibilizados no blog.

Este é o meu!



Primo A.; Smaniotto A. (2006) Comunidades de blogs e espaços conversacionais. Prisma.com, v. 3, p. 230-272


[1] IBSN - The IBSN (Internet Blog Serial Number) is created on February 2, 2006 in answer to a denial from current administration to assign ISSN numbers to Internet blogs. http://ibsn.org/

E se todos os blogs....






Participe, clique aqui e inscreva o seu blog!

19.8.07

II Simpósio de Educação a Distância

Dica do João:



Datas importantes
Inscrições – até 14 de novembro de 2007.
Submissão de trabalho (Comunicação e pôster) - até 19 de agosto de 2007.
Divulgação dos trabalhos aceitos – a partir de 15 de setembro de 2007.

Caminhos...

Posso escolher qualquer direcção...

9.8.07

Regresso das férias...

Olá!
As férias em Itália terminaram. É um país encantador pela sua riqueza monumental, mas fisicamente muito mal tratado :(

Visitei Veneza, Florença, Pisa, Siena, S. Gimigniano, Nápoles, Pompeia, Ischia (Procida) e Roma. Adorei a parte histórica (porque será???) mas fiquei muito triste por ver como um país tão rico pode ser tão pobre: lixo pelo chão, cheiros pestilentos, custo de vida tão elevado...enfim! Achei um país proibitivo: nem todos podem ter acesso a uma cultura, a um património que não é de um país mas da humanidade!
Claro que adorei Veneza e aqui fica o registo fotográfico!


De regresso, é hora de fazer o ponto da situação, sobretudo, para ver se a tese anda p'ra frente!
Tenho de terminar as categorizações de respostas abertas (falta apenas categorizar as questões do último questionário), e decidir a forma como vou apresentar os dados de modo a tornar a leitura do meu estudo interessante, dado que o é!

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]