22.10.05

Weblogs e o Ensino


"No caso concreto do Ensino, Rogério Santos, responsável pelo blogue Indústrias Culturais, falou dos blogues como uma forma de comunicação entre professores e alunos. Dos blogues ligados ao Ensino Superior, Rogério Santos citou, entre outros, o Ponto Media, o Jornalismo e Comunicação, o JornalismoPortoNet Weblog, a Aula de Jornalismo, Espaço Público e o NetFM. Para além de questões relacionadas com o Ensino estes são também espaços de discussão pública sobre os media e o jornalismo, por exemplo.“Muitos destes blogues não têm um vínculo às próprias instituições, o que me parece errado”, refere Rogério Santos. Os blogues podem ser uma forma de promoção da própria universidade.
Os blogues permitem partilhar conhecimento na web de uma forma instantânea. O curioso é que, normalmente, os alunos mais tímidos partilham muito mais ideias através da escrita num blogue. Outra vantagem apresentada é a consulta permanente e a possibilidade de avaliar os progressos ao longo do tempo. O professor deve demonstrar que a participação no blogue será objecto de análise. É possível uma grande interactividade e colaboração.O blogue deve ser uma ferramenta usada por alunos e professores, mas não a única ferramenta electrónica utilizada."

1 Comments:

At 12:36 da manhã, Blogger Unknown said...

Gostei... mas foi pena só o ter descoberto agora.

 

Enviar um comentário

<< Home

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]