24.8.06

"Blogs, Wikis e Podcasts: and other powerful Web Tools for classrooms" - notas da Miriam

"Gostei muito das considerações que ele faz sobre a questão da escrita e leitura na web e as mudanças que podem ser provocadas no processo de ensino aprendizagem: a facilidade na publicação do conteúdo deve levar os professores a repensar na maneira como se comunicam com os alunos, no modo como apresenta o conteúdo, além de explicitar as expectativas que tem em relação a seus alunos. Pode haver uma mudança radical no que entendemos sobre ensinar e aprender e algumas questões não podem ser esquecidas:

1. Quais são as mudanças necessárias no currículo considerando que o trabalho escolar não está mais restrito às paredes de uma sala de aula?

2. Que mudanças devem ocorrer na nossa maneira de trabalhar com os alunos para facilitar a introdução dos novos recursos para os alunos?

3. Precisamos repensar nossas idéias sobre alfabetização. Que caminhos percorrer quando precisamos preparar os alunos para que se tornem editores e colabores e não apenas leitores e escritores?

4. Como fazer o melhor uso do material que fica armazenado no weblog? "

Eu ainda estou a ler e em breve disponibilizo as minhas notas!!!

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]