17.4.07

Google prestes a implantar filtro em YouTube

O CEO da Google, Eric Schmidt, anunciou em uma conferência da National Association of Broadcasters, associação que cuida dos interesses de cerca de 8.300 estações americanas de rádio e televisão, que sua empresa está muito próxima de implantar filtro anti-pirataria no portal de vídeos YouTube.

O filtro se chama "Claim Your Content" ("Reivindique seu Conteúdo", na tradução literal) e automaticamente identificará material de direito autoral reservado para remoção.

Não ficou claro, também, quanto da tecnologia foi fornecida pela companhia de proteção de conteúdo Audible Magic (que trabalha em parceria com a MySpace) e quanto foi desenvolvido pela própria Google. Anteriormente a empresa também anunciou que o filtro só estaria disponível para grandes detentores de direitos autorais.

"Estamos muito perto de ativar isto", declarou Schmidt a respeito do filtro que deveria ter sido lançado ainda em 2006, quando a Google comprou o YouTube. Os atrasos trouxeram transtornos e insatisfação entre alguns executivos, inclusive rendendo um processo por parte da Viacom que exige o pagamento de US$ 1 bilhão por infração de direito autoral.

A este respeito, Schmidt foi irônico: "Ah Viacom. Ou você está fazendo negócios com eles ou está sendo processado por eles. Escolhemos o primeiro, terminamos com o último".

O CEO da Google também respondeu a respeito dos pedidos de revisão pela Microsoft na tentativa de aquisição de compra da empresa de publicidade online DoubleClick, julgando que a ação poderia ser uma ameaça a concorrência justa.

"As queixas específicas que a Microsoft fez são claramente falsas. Eu acho mais provável que eles estejam usando esses argumentos porque estão competindo conosco", disparou.

Schmidt também negou o fato de que a Google seja uma ameaça para o rádio, televisão ou jornal. "Google é um novo fenômeno que não substituirá o rádio ou a TV. Parece-me que a Google tem um modelo de negócio que pode adicionar ao sucesso do rádio e da TV", falou.

Notícia publicada em Revista Geek

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]