19.11.05

VII Simpósio Internacional de Informática Educativa

Entre os dias 16 e 18 de Novembro de 2005, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria decorreu a 7ª edição do Simpósio Internacional de Informática Educativa que se vem realizando alternadamente em Espanha e Portugal. Trata-se de um fórum de referência onde se apresentam os últimos avanços na investigação e na aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação no campo da Educação, colocando em contacto grupos de investigação internacionais para partilhar experiências de investigação, assim como colocar em contacto utilizadores finais com os investigadores e pessoas envolvidas no desenvolvimento de software educativo.
Também eu contribuí com a comunicação “Uma Aventura na Web com Tutankhamon”, uma experiência educativa inovadora no ensino não superior.
A minha comunicação apresenta o conceito de Aventura na Web ou WebQuest, os seus mentores e componentes, reflectindo sobre a necessidade de a utilizar em contexto educativo por forma a promover situações de aprendizagem com recurso à Web. De seguida, apresenta-se o estudo realizado no
Externato Maria Auxiliadora, os objectivos para a utilização desta Aventura na Web na aula de História (7ºano), bem como, a sua estrutura. Descreve-se ainda o estudo efectuado e reflecte-se sobre os resultados obtidos.
Os trabalhos apresentados estão publicados nas Actas do Congresso (CD-ROM com ISBN).

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]