Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino
No passado dia 9 de Fevereiro realizou-se na Universidade do Minho o VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro).
Um grupo de trabalho apresentou a comunicação intutulada "Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino".
Aqui fica o resumo dessa comunicação.
O blogue refere-se a um diário na Web com apontadores para outros sites, estando a informação organizada da mais recente para a mais antiga. A facilidade de edição online e a vontade de cada um ter um espaço fácil de criar e de gerir contribuiu para o seu rápido e enorme sucesso. Actualmente, já se pode falar em blogosfera, uma comunidade de milhões de blogues, que tem proliferado na Web, e em blogomania, que evidencia o número excessivo de blogues que são criados diariamente.
Há diferentes tipos de blogues com diferentes finalidades, de um ou de vários autores. A diversidade é grande, mas o blogue temático é aquele que se tem vindo a impor.
A comunicação caracteriza o blogue e a evolução a que se tem assistido, centrando-se nas potencialidades pedagógicas que lhes podem estar associadas. Nesse sentido, descreve-se a utilização de blogues em diferentes níveis de ensino, nomeadamente: pós-graduação, graduação, ensino secundário e profissional, terceiro e segundo ciclos do ensino básico, explicitando-se os objectivos e o modo como o trabalho se desenvolve, bem como as reacções dos alunos.
Há diferentes tipos de blogues com diferentes finalidades, de um ou de vários autores. A diversidade é grande, mas o blogue temático é aquele que se tem vindo a impor.
A comunicação caracteriza o blogue e a evolução a que se tem assistido, centrando-se nas potencialidades pedagógicas que lhes podem estar associadas. Nesse sentido, descreve-se a utilização de blogues em diferentes níveis de ensino, nomeadamente: pós-graduação, graduação, ensino secundário e profissional, terceiro e segundo ciclos do ensino básico, explicitando-se os objectivos e o modo como o trabalho se desenvolve, bem como as reacções dos alunos.
2 Comments:
Olá Conceição Brito!
Muito obrigada pelo apoio e incentivo!
Parabens por este blog, mas você tambem tem uma resposabilidade maior ou menor(conforme entender) na educação alimentar(sei que não é do seu foro). Um pais constrói-se com as pessoas que o fazem. E por este andar cada vez temos mais doentes e pessoas menos bem formadas, acho que já lhe lancei o que pode ser um grande desafio, depende do seu comodismo.
Cumprimentos e Boa Sorte
Enviar um comentário
<< Home