24.2.06

Passos para a construção de um mapa de conceitos

Para construir um mapa de conceitos, deve primeiro identificar os conceitos-chave, necessários para entender o significado do assunto. Os conceitos-chave devem seguidamente ser ordenados hierarquicamente, do mais geral ou inclusivo, para o mais específico ou menos inclusivo. Ligue dois conceitos com as linhas ou setas unindo-os, e rotule essa ligação com palavras de acção que definam a relação entre os conceitos. Melhore o mapa de conceitos agrupando os conceitos mais relacionados. Isto irá ajudar a reduzir o número de ligações que se estendem de uma secção do mapa a outra.
Refaça a estrutura do mapa acrescentando, apagando, ou designando novos conceitos subordinados, e escolhendo palavras de ligação mais descritivas.
São frequentemente necessárias muitas revisões antes de obter um mapa com uma forma satisfatória. Os mapas podem mudar drasticamente enquanto os vai construindo, devendo ser encarado como dinâmico em vez de estático, uma vez que isso representará a mudança da perspectiva do seu conhecimento sobre o domínio de conhecimento em causa.
Um mapa de conceitos é sempre pessoal. Mas alguns aspectos devem ser tidos em conta para conseguir um maior aperfeiçoamento:

- Usar palavras simples ou frases simples para informação
- Usar fontes (tipo de letra) facilmente legíveis
- Usar cores para separar ideias diferentes
- Usar símbolos e imagens sugestivas
- Usar formas diferentes para diferentes grupos de informação
- Usar setas para mostrar relações de causa e efeito

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]