29.3.06

Bibliografia sobre Portefólios

Barton, J. & Collins, A. (1997). Portfolio assessment:a handbook for educators. Parsippany: Dale Seymour Publications.
Bernardes, C. & Miranda, F. B. (2003). Portefólio – uma escola de competências. Porto: Porto Editora.
Bird, T. (1990). The schoolteacher’s portfolio: an essay on possibilities. In J. Millman & L. Darling-Hammond (Eds.), The new handbook of.teacher evaluation: assessing elementary and secundary school teachers (pp. 241-256), California: Sage Publications.
Borko, H.; Michalec, P.; Timmons, M. & Siddle, J. (1997). Studant teaching portfolios: a tool for promoting reflective practice. Journal of Teacher Education, 48 (5), 345-357.
Ceia, C. (2001). A construção do porta-fólio da prática pedagógica: um modelo dinâmico de supervisão e avaliação pedagógicas. INAFOP Jornal. Extraído da Internet e disponível em http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/E_porta_folio.htm
Coelho, C. & Campos, J. (2003). Como abordar …o portefólio na sala de aula. Porto: Areal Editores.
Cole, D.; Ryan, C.; Kick, F. & Mathies, B. (2000). Portfolios across the curriculum and beyond. Thousand Oaks: Corwin Press, Inc.
De Fina, A. (1992). Portfolio assessment – getting started. New York : Schoolastic Professional Books.
Doolittle, P. (1994). Teacher portfolio assessement. ERIC/AE Digest. Extraído da internet em http://www.ericae.net/db/edo/ED385608.htm.
Epstein, A. (2004). The portfolio process. Pearson Education Inc. Extraído da Internet em http://www.teachervision.fen.com/lesson-plans/lesson-20153.html?wtlAC=GS050401,email-h&detoured=1
Fernandes, D.; Neves, A.; Campos, C.; Conceição, J. M. & Alaiz, V. (1994). Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva. In Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Grilo, J. M. (2002). Portfolios reflexivos na formação inicial de professores: um estudo na formação inicial de professores de biologia e geologia ao nível do estágio pedagógico integrado. Tese de mestrado não publicada, Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação, Évora.
Grilo, J. M. (2005). Portefólio das ciências: Uma pasta com gente dentro. Caderno do Professor de apoio ao manual de Ciências Terra Viva – 6ºAno. Lisboa: Santillana-Constância Editores.
Grilo, J. M. & Machado, C. G. (2003). Os portfolios na formação inicial de professores: instrumentos alternativos para formar profissionais reflexivos? In Neto, A. et al. (Org.) Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios (pp. 869-878). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
Grilo, J. M. & Machado, C. G. (2005). Portfolios Reflexivos na Formação Inicial de Professores de Biologia e Geologia: Viagens na Terra do Eu. In Sá-Chaves, I. (Coord.) Os “Portfolios” Reflexivos (Também) Trazem Gente Dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos (pp. 21-49). Porto: Porto Editora.
Hebert, E. (1998). Lessons learned about studant portfolios. Educational Leadership, April, 583-585.
Hebert, E. (2001). The power of portfolios: what children can teach us about learning and assessment. San Francisco: John Wiley & Sons, Inc.
Lyons, N. (1998a). Portfolios and their consequences: developing as a reflective practitioner. In N. Lyons (Ed.), With portfolio in hand – validating the new teacher professionalism (pp. 247-264). New York: Teachers College Press.
Lyons, N. (1998b). Constructing narratives for understanding: using portfolio interviews to sacaffold teacher reflection. In N. Lyons (Ed.), With portfolio in hand – validating the new teacher professionalism (pp. 103-119). New York: Teachers College Press.
Mabry, L. (1999). Portfolio plus: a critical guide to alternative assessment. Thousand Oaks: Corwin Press, Inc.
Nunes, J. (1999). Portfolio: uma nova ferramenta de avaliação? Noesis, 52, 48-51.
Nunes, J. (2000). O professor e a acção reflexiva – Portfolios, “Vês” heurísticos e mapas de conceitos como estratégias de desenvolvimento profissional. Porto: Edições ASA.
Paris, S. & Ayres, L. (1999). Becoming reflective students and teachers whit portfolios and authentic assessment. Washington: American Psychological Association.
Sá-Chaves, I. (2000). Portfolios reflexivos – estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Valadares, J. & Graça, M. (1998). Avaliando para melhorar a aprendizagem. Colecção Plátano Universitária. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

2 Comments:

At 3:59 da tarde, Blogger Edmilton said...

Muito bom seu blog professora.
Sou professor de geografia, e estou participando de um curso de formação para professores ingressantes na rede Estadual de ensino, em São Paulo, Brasil.
O tema a ser realizado é sobre o uso do portfólio na educação.
Muito Obrigado.

 
At 12:56 da manhã, Blogger Diretora - Selma said...

Sou professora de inglês e tambem estou fazendo o curso de formação do Estado de São Paulo para professores iniciantes.Gostei muito das postagens sobre porfolios. obrigada

 

Enviar um comentário

<< Home

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]