26.5.06

A aplicação do blogue no processo de ensino-aprendizagem: um estudo sobre a partilha de experiências

Também eu submeti a minha comunicação à VIII edição do Simpósio Internacional de Informática Educativa que se realiza em Outubro em Léon, Espanha. O nosso texto trata sobre a aplicação do blogue no processo de ensino-aprendizagem.

Aqui vai o resumo!

Resumo. O blogue refere-se a um diário na Web cuja informação se encontra organizada da mais recente para a mais antiga. Devido à facilidade de criar e editar um blogue, a expansão deste novo meio de comunicação conheceu um crescimento exponencial. Apesar da sua vulgarização só se ter dado uma década após a sua criação, podemos hoje falar em blogosfera, ou seja, uma comunidade de bloggers que produzem informação na Web. Sendo que existem diferentes tipos de blogues com diferentes finalidades, o blogue temático é aquele que se tem vindo a impor, inclusivamente no plano educativo. A presente comunicação reflecte sobre a utilização do weblog, em contexto educativo por forma a promover situações de aprendizagem com recurso à Web centrando-se nas potencialidades pedagógicas que lhes podem estar associadas e apresenta uma experiência em curso, no 2º ciclo do ensino básico, ao longo do ano lectivo 2005/2006.

4 Comments:

At 2:27 da manhã, Blogger Teresa Pombo Pereira said...

Olá Sónia
Estou desde há uma semana a ponderar seriamente ir a Braga ouvir-te e conhecer-te. Agora que conheço mais de perto o teu trabalho e a tua pesquisa, acho curioso como a 300 kms de distância, as nossas investigações, embora de âmbitos diferentes (tu de Doutoramento, eu de Mestrado; tu no 2º ciclo, eu no 3º; tu de um blog; eu de um ambiente virtual de aprendizagem (de que um blog é apenas uma parte)sejam tão próximas. Decerto teríamos muita coisa a partilhar. Por exemplo, as nossas metodologias hão de ser diferentes e a revisão de litreratura também deverá ter diferenças. Por exemplo, eu conheço pouca coisa em Portugal deste género realizada aqui em Portugal mas sei que aí no Minho a Investigação tem sido maior. Há trabalhos sobre isto de como se processam as aprendizagens com as tecnologias já publicados? Há formas de cader-lhes online? Um beijinho e boa sorte para o teu trabalho!
Teresa

 
At 4:48 da tarde, Blogger Sónia Cruz said...

Olá Teresa!

Sim também já me ocorreu essa ideia: tão longe geograficamente mas tão perto nos interesses de investigação em educação! Até mais próximas do que dizes! De facto tenho estudado muito a integração dos blogues em contexto sala de aula, mas a minha futura tese incide também em muitos e diferentes serviços que a internet dispõe e que podem ser rentabilizados na sala de aula! Portanto, ambas investigamos ambientes virtuais de aprendizagens ;)
Tal como referes, aqui no Minho, inclusivamente na Universidade tem-se trabalhado muito nestas questões. Tem sido feitos estudos muito elucidativos das potencialidades das TIC em contexto escolar ;)) Eu vou fazendo parte desse grupo ;))

Gostei da ideia de trocarmos ideias e experiências feitas, podemo-nos ajudar mutuamente ;))
Gostaria muito que viesses ao nosso Encontro sobre WebQuest. Além de estar presente o mentor, vão ser divulgados estudos nesta área. Tenho a certeza que vai ser muito interessante!
Fico à tua espera :)
Continuação de bom trabalho, Sónia

 
At 10:30 da tarde, Blogger Miriam Salles said...

Olá Sónia!
Sou professora de Informática Educacional, moro em Campinas (Brasil). Encontrei seu blog quando fazia uma pesquisa sobre e-potfolios.
Gostei muito do seu trabalho com blogs! Escrevi, no meu blog, o que havia entendido da sua dinâmica de trabalho com os alunos...
Você vai disponibilizar a íntegra desse trabalho de aplicação do blog?
Mais uma vez, parabéns por seu trabalho!
Um abraço
Miriam Salles

 
At 3:31 da tarde, Blogger Sónia Cruz said...

olá!

obrigada ;)

Sim, irei disponibilizar o trabalho depois de ser editada a comunicaçao que submeti a dois congressos.

bjs, Sónia

 

Enviar um comentário

<< Home

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]