22.11.10

Podcast para Ensinar em Contexto

Os podcasts são um dos recursos da Web 2.0 que têm muitas potencialidades no ensino, quer na vertente de produtos online que podem ser explorados em contexto educativo, quer os criados pelo professor ou pelos alunos com finalidades variadas.


Dadas as potencialidades dos podcasts, rapidamente surgiram outros formatos para além do áudio. A combinação de imagem e áudio, os enhanced podcasts, constituem um importante recurso para apresentar explicações sobre um esquema, uma tabela periódica ou mesmo para disponibilizar uma apresentação. O vídeo também ganhou rapidamente popularidade, podendo os vodcasts ser utilizados para visualizar um desastre ambiental, uma experiência laboratorial ou um debate, entre outras possibilidades onde a imagem pode constituir uma mais-valia na aprendizagem. Os screencasts, que captam a informação que está a ser processada num ecrã de computador, constituem por sua vez uma excelente forma para criar tutoriais sobre software, entre outros exemplos.


Nesta obra colaboraram professores e educadores dos diferentes níveis de ensino, que reportam as suas experiências ao nível da utilização e exploração do podcasting em diferentes cenários e para diversos fins pedagógicos. Cada capítulo pode constituir um motivo de inspiração para quem sente necessidade de adaptar as suas práticas à geração Net, à Web 2.0 ou pretenda realizar investigação nesta área.

1 Comments:

At 3:51 da tarde, Blogger Museu Exploratório de Ciências said...

Sónia, bom dia!


O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP recebe até 9 de agosto, em sua página na internet, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.
A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

Gostaríamos que divulgasse a Olimpíada em seu site/blog, para que professores e alunos interessados pudessem participar.

Visite nosso site:

www.mc.unicamp.br

Quaisquer dúvida envie um e-mail para:

olimpiadadehistoria@gmail.com

Muito obrigado!

 

Enviar um comentário

<< Home

"You cannot be literate in the 21st Century unless you are literate in all the media that are used to communicate." [C. Bazalgette]